Ampla reportagem, com opinião de diversos juristas, sobre o Anteprojeto do Código de Processo Civil:
A celeridade na resolução dos processos judiciais pode levar a uma redução do custo Brasil, diz o advogado Arnoldo Wald Filho
Com prazos mais céleres, as pessoas terão menos medo de se envolver em disputas judiciais, ou de exigir o cumprimento de seus direitos. Por consequência, o advogado Arnoldo Wald Filho, da Wald Associados, fala até em redução do custo Brasil, com desembaraço do ambiente de negócios e atração de investidores. “Esse novo Código de Processo Civil vem adequar o sistema judiciário ao tempo dos investidores e dos empresários, dinamizando a prestação jurisdicional e reduzindo o custo Brasil”, diz Wald Filho.
Sentença imediata gera polêmica Advogados reclamam de limitação no uso de recursos
A proposta polêmica retira o chamado “efeito suspensivo” dos recursos judiciais. Assim, qualquer forma encontrada pelo advogado para recorrer de uma decisão não interrompe o cumprimento da sentença, como ocorre atualmente. A decisão só muda se o recurso for aceito por um tribunal superior. Um recurso só passaria a suspender a decisão em casos excepcionais, com medidas emergenciais.
Um dos que se opõe de forma estridente a essa possibilidade é o processualista Sérgio Bermudes. “Só em caso de loucura furiosa é que se admitiria uma regra dessa. O improviso e a inconsequência só são bons para fazer pipoca”, disse o advogado ao BRASIL ECONÔMICO.
Justiça passa a aceitar intimação feita pela internet - Projeto dá direito a advogado intimar envolvidos, tirando a tarefa das mãos de oficiais de Justiça
Newton Marzagão, advogado do Demarest e Almeida, já diz que vai optar por intimar acusados. Mas também teme possíveis fraudes ou falhas.
“Minha única preocupação é como vai estar no Código de Processo Civil para certificar que as partes não percam o prazo. Vão precisar ter cuidado na hora de regular isso para que haja um sistema à prova de fraudes e falhas”, declarou.
ENTREVISTA: LUIZ FUX Presidente da comissão de juristas do Novo Código de Processo Civil
“Há uma cultura de beligerância judicial da parte de todos”
Idéias polêmicas do anteprojeto podem ser retiradas por falta de consenso. Intenção é diminuir o número de processos
Leia a íntegra em: Novo Código de Processo Civil Quer Agilizar Justiça
0 comentários:
Deixe o seu comentário