Incidente de usurpação de poder. Lázaro Guimarães sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas do Novo CPC.

||

Texto de Lázaro Guimarães:

 

O Senado abriga proposta que tende a reduzir a autoridade e a efetividade do Legislativo e comprometer a independência dos juízes de primeiro e segundo graus. Trata-se da providência prevista no artigo 900 do anteprojeto de Código de Processo Civil, que atribui ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o poder de suspender todos os processos em curso nas instâncias ordinárias, em todo o território nacional, e de determinar a solução de questão jurídica antes do seu exame pelos órgãos competentes.


O artigo tem a seguinte redação: “As partes, os interessados, o Ministério Público e a Defensoria Pública, visando à garantia da segurança jurídica, poderão requerer ao tribunal competente para conhecer de eventual recurso extraordinário ou especial a suspensão de todos os processos em curso no território nacional que versem sobre a questão objeto do incidente”.


Esse dispositivo se inclui no capítulo que trata do incidente de resolução de demandas repetitivas e, como se vê, autoriza o tribunal superior, antes da deliberação do Tribunal de Justiça ou do Tribunal Regional Federal, a avocar o processo e decidir de modo vinculante, conforme disposto no artigo 903: “Julgado o incidente, a tese jurídica será aplicada a todos os processos que versem idêntica questão de direito”.

 

Leia a íntegra: Incidente de usurpação de poder

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Share This Post: Digg Technorati del.icio.us Stumbleupon Reddit Blinklist Furl Yahoo

2 comentários:

Anônimo [7 de novembro de 2010 às 21:46]  

Para que o novo Código de Processo Civil tenha a eficácia que os seus idealizadores procuram, necessário que contenha dispositivos firmes e punitivos aos magistrados que não cumprirem, todos os dias, as horas de trabalho.
Pois nenhuma reforma ou novidade, sem a contrapartida de serviços eficientes alcançará o almejado.
O Poder Judiciário no Brasil, precisa de trabalho normal. Menos feriados, menos "doenças", etc.

namazzigaebler [5 de março de 2022 às 06:16]  

3D Bone Bone Transplant - Tithroid Dogs - Tithroid
to titanium tools provide an artificial bone titanium mens rings transplanted stem tissue that can be titanium exhaust tubing used for transplant of bone from bone to trex titanium headphones muscle using the T. titanium oxide formula

Deixe o seu comentário